Irrigação fotovoltaica de alta potência

O modelo energético da agricultura europeia exige grande quantidade de energia para bombear água, o que se traduz numa estimativa de cerca de 5 mil milhões de euros o custo anual europeu com energia para irrigação, da mesma forma, os custos ambientais são a grande preocupação, sendo a irrigação tradicional o responsável pela emissão de 16 milhões de toneladas de CO2 anuais.
A estimativa europeia, indica que anualmente são utilizadas 60 mil milhões de m3 para a irrigação, o que pode representar entre 2 e 3 vezes mais água que um sistema moderno adequado à paisagem/aplicação. Com a redução substancial dos custos da tecnologia solar fotovoltaica (aproximadamente 90% entre 2009 e 2019), torna a irrigação fotovoltaica de alta potência muito interessante economicamente.
A irrigação solar permitirá o fornecimento de energia para irrigação com zero emissões e um custo até 70% inferior às soluções à base de combustíveis fósseis existentes. Portanto, a irrigação tem um elevado potencial de aplicação, só é desaproveitada por falta de consciência e de competências entre as comunidades de regantes, as PMEs e as autoridades públicas.

Vantagens e características dos sistemas de irrigação fotovoltaica de alta potência

  • Redução de custos face aos sistemas tradicionais;
  • Emissões carbónicas nulas ou quase nulas;
  • Ajuste perfeito entre a disponibilidade do recurso com a necessidade de irrigação, ou seja, as necessidades de irrigação ocorrem nos meses de verão e é neste período que existe a maior disponibilidade da radiação solar;
  • Garantia de um preço da eletricidade fixo e abaixo das tarifas do mercado energético, durante 25 anos;
  • Promove uma irrigação mais sustentável, fazendo a integração no sistema de rega existente e reduzindo a utilização da água em duas a três vez;
  • Poupanças a partir do 1º minuto.

Workshops

Workshops

Workshops





Últimas notícias

Mês dia, Ano

Descrição

Notícias recentes

Mês dia, Ano

Contacta-nos

Cátedra Energias Renováveis

Polo da Mitra da Universidade de Évora, Edifício Ário Lobo de Azevedo, 7000-083 Nossa Senhora da Tourega, Portugal

+351 266 740 800

catedraER@uevora.pt